A avaliação das escolas tem constituído um dos temas que têm sido objeto de atenção por parte da sociedade. Embora existam diversas razões que justifiquem tal reflexão, elas acabam por se afunilar em dois factores que se prendem quer com as caraterísticas próprias de uma sociedade em constante mudança, quer com a crescente autonomia da escola.

O Projeto Educativo constitui-se como o principal instrumento de autonomia das Escolas e Agrupamentos, ele resulta da adaptação do Agrupamento às mudanças que ocorrem na sociedade e mais concretamente nas Instituições Educativas. Esta adaptação só poderá ocorrer se a Escola for capaz de refletir, olhar-se, diagnosticar necessidades, alterar procedimentos e práticas e infletir caminhos quando a realidade assim o exige.

A construção de uma identidade para um Agrupamento desta dimensão, onde cada unidade educativa se revê e se sustenta e para a qual dá o seu contributo, é o grande desafio deste Projeto. O plano de ação deverá concretizar essa identidade, constituindo uma referência estruturante para as ações individuais e coletivas em torno da qual deve orientar-se a direção pedagógica/orientação educativa e a gestão do Agrupamento.

A concretização deste Projeto passa pela mobilização de vontades e recursos, pelo envolvimento ativo de todos os parceiros educativos para que em conjunto seja possível ultrapassar dificuldades e constrangimentos e proporcionar sucesso a todos os alunos.

Sendo um processo dinâmico, com o objetivo de melhorar a eficiência e eficácia da Escola, é imperioso proceder à sua avaliação em tempo útil, pois só assim se recolhem informações pertinentes que permitem a reorganização do presente com o intuito de tornar possível uma evolução no futuro.

É neste contexto que o AECA desenvolverá um projeto de autoavaliação que permitirá a prestação de contas, decorrente da maior responsabilidade inerente à atual autonomia da escola e, ao mesmo tempo, a deteção de falhas e/ou o diagnóstico dos problemas emergentes, tendo como intuito proporcionar a melhoria das aprendizagens dos alunos da escola.